Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Tradicionalismo
Tradicionalismo
Por Lailson Bundt   
Sábado, 22 de Junho de 2013, 20:08.

 

Ponche Verde da Canção recebe recomendações do IGTF e MTG


O 28º Ponche Verde da Canção Gaúcha, dentro do seu tema, “Resgate das Raízes”, recebeu importantes cartas de recomendação na semana que passou. A primeira partiu do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – IGTF – através de seu presidente, Rodi Pedro Borghetti, que é pai do renomado gaiteiro Renato Borghetti. Ele expediu documento oficial recomendando o festival para o Estado, de acordo com a proposta de cultivar e preservar a cultura gaúcha através da música.

O instituto atua na área da pesquisa e divulgação da cultura popular sul-riograndense. Entre as suas finalidades destaca-se o estudo do folclore, da cultura e da história do Estado. Em sua discoteca, há um completo acervo de discos do Ponche Verde. O diretor técnico, Luiz Claudio Nunes Knierim, juntamente com a comissão organizadora, teve a iniciativa de inaugurar um memorial do festival durante a 28ª edição. A ideia é contar a história, bem como ofertar posteriormente esse importante resgate histórico ao Museu Paulo Firpo.

Outra importante e inédita novidade foi o encontro que integrantes da comissão tiveram na sede do MTG com o seu presidente Erival Bertolini. Receptivo, carismático e comprometido, Bertolini durante bons momentos comentou sobre questões referentes ao tradicionalismo, apontando o sentido de manter viva a tradição gaúcha sob qualquer custo. Para orgulho de Dom Pedrito e enaltecimento do Ponche Verde da Canção, o presidente expediu carta de apoio e recomendação para toda e qualquer finalidade relativa ao evento, bem como manifestou a vontade de pessoalmente fazer a abertura oficial no dia 8 de novembro em Dom Pedrito.

Acompanhada do prefeito Lidio Bastos, a comissão ainda visitou os gabinetes dos deputados Valdeci Oliveira (PT) e Edson Brum (PMDB), apoiadores do lançamento pré-agendado para o dia 7 de agosto no galpão do MTG da Assembleia Legislativa do Estado. As reuniões trataram dos acertos finais para o acontecimento que será divulgado oficialmente em breve. Para a ocasião, já foi convocada a imprensa do Estado.

As inscrições, tanto para o Ponche Verde, quanto para a Mostra do Canto Campeiro, continuam abertas, e todos os subsídios podem ser acessados no site www.poncheverde.com.br.

 
Fonte: Comissão Organizadora do 28º Ponche Verde
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo