Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Tradicionalismo
Tradicionalismo
Por Administrador   
Quinta-Feira, 25 de Junho de 2015, 08:01.

 

Morre o tradicionalista Nico Fagundes


Morreu nesta quarta-feira (24) o folclorista, poeta, historiador e apresentador do Galpão Crioulo Antonio Augusto Fagundes, conhecido carinhosamente por todos como Nico Fagundes. Ele tinha 80 anos e estava internado há mais de um mês no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre.

Nico Fagundes foi um dos mais respeitados estudiosos da cultura, vestimenta, dança e culinária gaúcha. Suas letras e canções já foram gravadas por centenas de músicos. Graças a ele, o Rio Grande do Sul tem clássicos como o "Canto Alegretense" e "Origens".

Alma do Galpão Crioulo, o folclorista comandou o programa por 30 anos. Nesse período, mais de 1,5 mil edições foram ao ar. Em 2012, Nico se despediu dos telespectadores e o Galpão passou a ser apresentado por seu sobrinho, Neto Fagundes, e a cantora Shana Müller.

"Me sinto um veterano em fim de carreira, um veterano realizado. O que eu posso querer mais em termos de televisão?", disse Nico em entrevista na época.

No dia 4 de novembro de 2014, Nico completou 80 anos. Para homenagear o artista, três fotógrafos amigos dos Fagundes selecionaram imagens que marcaram a trajetória da família e montaram uma exposição. Segundo Djuliane Rodrigues, a ideia era fazer a mostra apenas com imagens de Nico, mas foi difícil separá-lo da família.

Dois dias antes do aniversário, foi ao ar um Galpão Crioulo especial em homenagem a Nico. Os apresentadores convidaram artistas para interpretarem músicas do grupo Os Fagundes.

Nico deixa a mulher, Ana Lúcia Piagetti Fagundes, com quem se casou em 2011, e seis filhos, além de todos os gaúchos apaixonados pela cultura e música regionalista.

 
Fonte: RBS
Fotos: Divulgação

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo