Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Tradicionalismo
Tradicionalismo
Por Adminitrador   
Segunda-Feira, 18 de Agosto de 2014, 09:36.

 

Grupo de Cavaleiros do Ponche Verde busca a centelha da Chama Crioula em Cruz Alta


O Grupo de Cavaleiros do Ponche Verde de Dom Pedrito, esteve em Cruz Alta neste sábado, dia 16, para buscar a centelha da Chama Crioula, símbolo das comemorações da Semana Farroupilha.

"Como os cavalarianos representam a 18ª Região Tradicionalista (RT), eles irão levar a centelha até São Gabriel e ali a Região é dividida em dois grupos, o que fica do lado de São Gabriel e o que fica do lado de Dom Pedrito", informa o Coordenador Municipal de Tradicionalismo, Luiz Carlos Coelho.

Em São Gabriel, no dia 28 de agosto, haverá uma solenidade no Parque Farroupilha, com todos os prefeitos da região, para que a centelha trazida pelos gaúchos de Dom Pedrito seja distribuída para os grupos de Caçapava do Sul, Candiota e Santa Margarida. Ainda conforme Coelho, "Seremos os representantes oficiais da condução da chama na 18ª RT".

Em Dom Pedrito, haverá uma solenidade, no dia 30 de agosto, na sede campeira do CTG Rodeio da Fronteira, quando vão ser recebidas as entidades que devem receber a Chama Crioula, que são das cidades de Bagé, Santana do Livramento, Aceguá e Rosário do Sul.

Sobre a Chama Crioula


De acordo com o historiador Rogério Bastos, a Chama Crioula representa para o gaúcho e o tradicionalista a história, a tradição, a alma da sociedade construída ao longo de pouco mais de três séculos. "Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham, de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser", explicou Bastos.

A primeira chama acesa, em 1947, por Paixão Côrtes, a partir da extinção da pira da pátria, deu início para a tradição que se repete todos os anos. Na época, Paixão solicitou à Liga de Defesa Nacional para fazer a retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria para transformá-la em Chama Crioula.

"Foi neste espírito que surgiu a criação da Ronda Crioula, que foi do dia 7, com a extinção da Pira da Pátria, até o dia 20 de setembro, as datas mais significativas para os gaúchos", completou o historiador.

 
  

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo