Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Saúde e Lazer
Saúde e Lazer
Por Administrador   
Segunda-Feira, 14 de Maio de 2012, 14:09.

 

Ministério da Saúde divulga pesquisa sobre DST's


As DSTs, Doenças Sexualmente Transmissíveis, estão por toda parte. Uma pesquisa realizada em setembro de 2011 pelo Ministério da Saúde revelou que 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de DSTs.

Ao analisar em números, o dado fica mais preocupante: são, no total, 6,6 milhões de homens e 3,7 milhões de mulheres. Segundo o ministério, 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscam nenhum tipo de tratamento e, para se ter uma ideia, as complicações dessas doenças aumentam em 18 vezes o risco de infecção pelo vírus HIV.

Quais são as 7 principais DSTs.

  1. AIDS: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), como também é chamada, é causada pelo vírus HIV e deixa o organismo fraco, tão fraco que não consegue se proteger de agressões externas como bactérias, outros vírus, parasitas e células cancerígenas. A doença ainda não tem cura, mas os sintomas são minimizados por meio de coquetéis de medicamentos.
  2. Gonorreia: É bastante comum e acomete principalmente o colo do útero. É altamente contagiosa e pode entrar no corpo por meio de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto). Entre os sintomas mais comuns estão o corrimento turvo de secreções e desconforto (ardor e queimação), mas também é possível ter a doença sem ter qualquer sintoma aparente. A gonorreia é tratada por meio de antibióticos, ministrados tanto via oral quanto por injeções.
  3. Sífilis: Surge como uma pequena ferida nos órgãos sexuais e com ínguas nas virilhas. As feridas são indolores e não apresentam pus. Após certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo e surgem manchas em várias partes do corpo, queda de cabelos, cegueira, doença do coração e até paralisias. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis. Medicamentos específicos resolvem o problema.
  4. Herpes: São pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Por coçar bastante, muitas pessoas acabam rompendo a bolha e causando uma ferida. O tratamento é com medicamento oral e/ou tópico. Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Não furar as bolhas e não aplicar pomadas no local sem recomendação profissional.
  5. Cancro Mole: O cancro mole pode ser chamado de cancro venéreo, mas seu nome mais popular é “cavalo”. Provocado pela bactéria Haemophilus ducreyi, é mais frequente nas regiões tropicais como o Brasil. Na presença de qualquer sinal ou sintoma da DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado.
  6. Doença Inflamatória Pélvica (DIP): A doença inflamatória pélvica (DIP) pode ser causada por várias bactérias que atingem os órgãos sexuais internos da mulher, como útero, trompas e ovários, causando inflamações. Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A maioria dos casos ocorre em mulheres que tem outra DST, principalmente gonorreia e clamídia não tratadas. Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar imediatamente um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.
  7. Tricomoníase: É uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra e nos homens, o pênis. Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Os parceiros também precisam de tratamento, para que não haja nova contaminação da doença.

 
Fonte: R7
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo