Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Saúde e Lazer
Saúde e Lazer
Por Adminitrador   
Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2014, 11:47.

 

Doenças respiratórias aumentam com as variações térmicas


Depois de um final de semana quente, com temperaturas que beiraram os 30 ºC, no domingo, a semana iniciou fria com temperaturas próximas a 0 ºC e, havendo, previsão de temperaturas altas no próximo final de semana. Com tantas mudanças climáticas, são as crianças e os idosos que mais sentem, facilitando sintomas como dores de garganta e problemas respiratórios.

Afinal quem gosta de passar frio? Aqueles velhos conselhos da vovó e da mamãe, nunca foram tão atuais.

Evite ficar num ambiente aquecido e sair para rua ou para um lugar que não esteja climatizado sem tomar o cuidado de se proteger com um agasalho - blusas, coletes, blazer, cachecol entre outros. As variações térmicas muito bruscas aumentam a chance de desenvolver gripe, porque o corpo reage a essas mudanças como se estivesse sendo agredido; Também você não deve exagerar na proteção, o excesso de agasalhos e após a exposição ao frio é pior do que o contrario; Não exagere no aquecedor em casa ou no carro, principalmente se houver crianças e idosos, eles são mais suscetíveis à gripe e pneumonia; Se você tem asma ou rinite, previna-se, se usar aquecedor coloque uma vasilha com água para manter o ambiente úmido e não ressecado, porque tanto a umidade e o frio em excesso com o calor e o ar seco, podem desencadear crises de asma como de rinite; Mantenha-se sempre hidratado e fazendo uso de frutas cítricas ou ricas em vitamina C e se você tem mais de 65 anos se vacine contra a gripe e contra a pneumonia, o mesmo deve ser feito com as crianças de dois anos ou mais.

Fique atento as campanhas de vacinação! As vacinas de gripe e pneumonia se encontram nos postos de saúde. Lembre-se o objetivo da vacinação é fazer com que você tenha a manifestação da gripe menos agressiva. Não que você esteja isento de ter gripe. O vírus da gripe comum é causado pela influenza tipo A e B dos três tipos, sendo que o tipo A é mais comum e o B é o responsáveis por endemias. A forma de transmissão é pela via respiratória através de gotículas emitidas em um espirro o tosse de pessoa para pessoa.

Os principais sintomas são:

  • Febre alta (38,5 ˚C – 39 ˚C);
  • Mal estar geral com mialgias (dores musculares);
  • Cefaléia frontal intensa (dores de cabeça); tosse;
  • Congestão pulmonar;
  • Dor de garganta;
  • Fotofobia ( fobia à luz) e dor com o movimento dos olhos;
  • Linfadenopatia cervical (gânglios ou nódulos atrás do pescoço) que desaparecem com o final da gripe. Risco de desenvolver pneumonia.

 
  

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo