Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Saúde e Lazer
Saúde e Lazer
Por Administrador   
Quinta-Feira, 16 de Julho de 2015, 17:49.

 

Conferência municipal debate a saúde


Na manhã de ontem, quarta-feira (15), no Centro de Convivência do Idoso foi realizada 5ª Conferência Municipal de Saúde, que tem por objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais; mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social no SUS; avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde, além de aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde. Além de analisar as prioridades locais de saúde e formular propostas no âmbito do município, a Conferência Municipal elege delegados que irão participar da Conferência Estadual.

No evento a coordenadora da Educação Permanente em Saúde, da Secretaria de Saúde de Bagé abordou o tema "Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade". Após, Maristela Costa Irazoqui, da Cerest Macrosul, de Pelotas, falou sobre "Valorização do trabalho e da educação em saúde" e Gilberto Antônio Gewer abordou o tema "Reformas democráticas e populares do Estado". O secretário de Saúde, Álvaro Raul de Souza Zanolete falou sobre as "Reformas democráticas e populares do município".

A prefeita Adriana Torres Lara abriu o evento, manifestando preocupação com o momento difícil por que passa a saúde, salientando a importância da união entre comunidade, entidades e poder público para melhorar os atendimentos, em especial para as pessoas que dependem do SUS. Ela enfatizou a importância do trabalho dos agentes comunitários, servidores de saúde e profissionais da área, que dão suporte para o atendimento das pessoas, além de ressaltar o trabalho desenvolvido pelos presidentes de bairros e entidades da comunidade. "Atualmente vivemos uma situação difícil na área da saúde, nos municípios, estado e país, por isso a necessidade de um envolvimento total de todo mundo. Muitas vezes temos dificuldades para atender necessidades mínimas, mas nos esforçamos e acreditamos que lutando permanentemente encontraremos caminhos que possibilitem melhorias significativas para a população", disse a prefeita. Ela manifestou, ainda, sua preocupação quanto às melhorias na saúde básica. Para isso, segundo Adriana, é fundamental haver uma mobilização da comunidade em termos de estruturação do nosso hospital, como a construção da UTI. "Para que outros médicos venham para Dom Pedrito é importante termos procedimentos de alta complexidade no hospital, o que poderá ser acontecer a partir do momento em que tivermos a UTI. Essa questão é tão importante para todos nós, que entendo que a UTI deveria ser a única demanda do município na próxima Consulta Popular, pois precisamos de verba para construí-la e para sua estruturação. Este deve ser o nosso foco principal", desfechou a prefeita.

Os secretários de Saúde - Raul Zanolete, de Assistência Social – Sandra Bittencourt e de Educação - Gerusa Severo, também se manifestaram salientando a importância da conferência para alcançarmos melhorias numa área tão importante como a saúde.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa do Legislativo
Fotos: Divulgação

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo