Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Polícia
Polícia
Por Administrador   
Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2015, 09:41.

 

Fiscalização do uso de agrotóxicos flagra envenenamento de 402 pássaros em propriedade rural


Durante a semana passada,  entre os dias 23 e 27, o Comitê de Fiscalização do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) realizou uma operação na região da Campanha. Ao todo foram vistoriadas, vinte empresas aeroagrícolas, sete revendas, trinta e cinco propriedades rurais, oito locais com suspeita de tráfico de agrotóxicos, e trinta e quatro aeronaves de treze cidades gaúchas, entre elas Dom Pedrito, Bagé, Hulha Negra, Aceguá, Candiota e Pinheiro Machado. Foram aplicadas multas de R$ 401 mil aos responsáveis pelos locais e um avião de pulverização foi apreendido.

Foram lavrados 10 autos de infração, apreendidos 22.548 litros e 1.164 quilos de agrotóxicos. Foram encontrados depósitos ilegais ou irregulares de agrotóxicos, agrotóxicos ilegais, empresas funcionando sem licenças ou autorizações (ambiental, agropecuária, aeronáutica), bem como em desacordo com as normas, irregularidades aeronáuticas (problemas de manutenção, uso de equipamentos não homologados), uso irregular de agrotóxicos, documentos de controle obrigatórios incompletos ou não preenchidos, etc.

Em Dom Pedrito, fiscais do Ibama e da Seapi encontraram 402 pássaros pretos e pombas de bando mortas em uma granja, sendo o produtor rural multado em R$ 200 mil e amostras de pássaros mortos e de grãos recolhidos como amostra e foram encaminhados para análise para determinar qual o motivo das mortes. Em outra vistoria, ocorreu um incidente em que houve obstrução ao trabalho e ameaça de morte à equipe de fiscalização.

Entre as ilegalidades verificadas, também merecem atenção o uso de produtos domissanitários e o uso de Hidróxido de fentina (Mertin 400) em lavouras de arroz. O agrotóxico é para o controle de caramujos em lavouras de feijão e, quando em contato com água – caso do cultivo de arroz -, pode ser letal a outras espécies de animais.

Rio Grande do Sul é campeão no uso de agrotóxicos


O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e o RS, neste contexto, ocupa posição de destaque. É o quarto estado em volume de utilização de agrotóxicos, o primeiro em quantidade de uso de venenos por hectare e, historicamente, está entre os estados com maior número de apreensões de venenos contrabandeados. São oito litros para cada gaúcho ao ano.

 
Fonte e Fotos: Ministério Público RS

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo