Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Geral
Geral
Por Adminitrador   
Sexta-Feira, 15 de Maio de 2015, 13:53.

 

Site que divulgava CPF é suspenso por Ordem Judicial


O site "Nomes Brasil", que divulgava sem nenhuma autorização os números de CPF de milhares de brasileiros, se tornou polêmica na web quando diversos usuários se revoltaram contra o serviço e fizeram de tudo para tirá-lo do ar.

As denúncias e abaixo-assinados deram certo e, no final da última semana, quinta-feira (7), a página foi suspensa após notificação do Ministério da Justiça ao provedor GoDaddy que hospedava a página, sob acusação de ilegalidade e ferir o Marco Civil da Internet.

Por não conseguir localizar os responsáveis pelo site, o Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça, deu dias para o provedor do acesso informar quem são eles. Se o MJ constatar irregularidades, pode chegar a aplicar multa de R$ 7,2 milhões. O GoDaddy afirmou que vai agir de acordo com as leis.

Ainda não se tem informações do responsável pelo site, mas graças a um cadastro no Google AdSense, plataforma de anúncios online, foi possível descobrir que o Nomes Brasil está ligado a outros quatro sites que revelam informações sigilosas: o CNPJ Brasil, Simples Nacional e dois outros sites que têm dados de companhias estrangeiras, o United Kingdom Companies (Reino Unido) e o Companies NY (Nova York, Estados Unidos).

Segundo o DPDC, a página pode ser ilegal por não dar aos consumidores o direito de consentir sobre a inclusão de suas informações no banco de dados. Deixa ainda de informar como coletou os dados, com que finalidade, quando e de que forma pode ser contatada.

 
Fonte: G1
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo