Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Geral
Geral
Por Administrador   
Quinta-Feira, 10 de Março de 2016, 14:25.

 

Programa Gaúcho do Artesanato conta com mais de 37 mil artesãs cadastradas


O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) conta com 37.212 artesãs cadastradas, que representam 79,1% dos profissionais inscritos no programa. A maioria (12.187) possui idades entre 51 e 60 anos.

Entre as artesãs cadastradas no programa está Nara Passos, de Gravataí, que trabalha há 16 anos com artesanato. Ela e o marido Carlos produzem diversas peças com madeira como lembranças, utilitários (cabide, baú, caixa) e bancos. O casal e os três filhos vivem exclusivamente com a renda do artesanato: “Sempre que surge uma oportunidade de vender as nossas peças eu digo que a família agradece, pois é o nosso ganha pão. É possível, sim, viver exclusivamente do artesanato. É só produzir peças bonitas, com capricho, ser organizada e correr atrás”.

O casal produz cerca de 200 lembranças e 5 bancos por semana e utiliza, sempre que possível, galhos de árvores podadas. Há 15 anos eles expõem na Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorre simultaneamente à Expointer, de 27 de agosto a 4 de setembro, e está com as inscrições abertas até 29 de abril na Casa do Artesão de Porto Alegre e nas Agências FGTAS/SINE no interior do Estado. “É na Expoargs que está a nossa expectativa de fazer uma renda extra”, completa.

Em comemoração ao Dia da Mulher, a Casa do Artesão de Santiago realizou feira de artesanato no dia 8 de março, das 9h às 17h, na Praça Moisés Viana, em parceria com o Senac.

Administrado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social FGTAS
Fotos: Divulgação

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo