Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Geral
Geral
Por Administrador   
Quinta-Feira, 27 de Outubro de 2011, 14:09.

 

MEC Anula Enem de alunos do Ceará que tiveram acesso a questões


O Ministério da Educação (MEC) definiu a anulação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE). Ele tiveram acesso a questões do exame por meio de uma apostila distribuída pela escola semanas antes da data do certame. O ministério irá aplicar uma nova prova para esse grupo de estudantes nos dias 28 e 29 de novembro.

Os itens vazaram durante a fase de pré-testes do Enem, da qual participaram alunos da escola cearense em outubro do ano passado. O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade.

Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A direção do Colégio Christus acredita que os estudantes devem ter repassado esses itens para um banco de questões próprio da escola, usado para confeccionar material preparatório.

Para o MEC, o fato configura quebra de isonomia e, por isso, há a necessidade de aplicar uma nova prova para os alunos do colégio. O ministério informou que, em caso de indícios do envolvimento da instituição de ensino ou de terceiros, vai entrar com processo civil e criminal. A Polícia Federal continua investigando o caso.

Endenda o Caso


Nesta terça-feira (25) , uma conta do Facebook registrada no nome Caio Cipriano postou imagens de perguntas de um simulado realizado pelo colégio Christus, de Fortaleza, no Ceará, realizado há duas semanas. Foram divulgadas 13 questões que seriam idênticas a perguntas do Enem aplicado neste fim de semana.

Na manhã desta quarta-feira o Ministério Público do Ceará enviou uma recomendação ao MEC ( Ministério da Educação) pedindo a anulação do Enem deste ano. O MEC teria identificado que nove questões eram idênticas, uma muito parecida e outras as outras quatro não teriam a ver com o exame.

As perguntas que teriam vazado são as perguntas 87,46,50,74,57,34,33 e 32  aplicadas no primeiro dia e 113,180, 141, 173 e 154 do segundo dia, todas do caderno de provas amarelo.

 
Fonte: globo.com
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo