Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Geral
Geral
Por Administrador   
Sábado, 01 de Setembro de 2012, 14:09.

 

Governo prorroga IPI reduzido para eletrodomésticos, móveis e carros


Isenção para carros vale até outubro; para móveis até 31 de dezembro.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na tarde desta quarta-feira (29/08) que a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para a compra de eletrodomésticos da linha branca, móveis e materiais de construção vai até 31 de dezembro. No caso dos carros, a isenção vai até o final de outubro. Com isso, os brasileiros podem continuar aproveitando as ofertas por mais alguns meses.

A redução do IPI de eletrodomésticos vale para fogões, tanquinhos, refrigeradores e máquinas de lavar. Como já era aplicado desde dezembro de 2011, o IPI do fogão é de 4% para zero.  Os tanquinhos de 10% para zero. Neste caso, o governo deixa de arrecadar R$ 361 milhões.

Segundo Mantega, as vendas da linha branca aumentaram consideravelmente se comparado com julho de 2011 a julho de 2012. Foram vendidos 20% mais fogões, 20% mais tanquinhos e 15% mais refrigeradores.

Também foi anunciada a prorrogação do IPI reduzido para móveis, painéis, laminados e luminárias, que venceria em setembro, para 31 de dezembro. A maioria desses produtos tinha alíquota de 5% e hoje está em zero.

O IPI dos pisos, cerâmica e porcelanato também foi prorrogado até dezembro de 2013. Com isso, o governo deixa de arrecadar R$ 1,8 bilhão. A novidade é que pisos laminados também entram na lista.

Há cinco meses, o IPI dos automóveis nacionais com motor 1.0 diminuiu de 7% para zero. Já o imposto para os carros com motor flex até 2.0 caiu de 11% para 5,5%. No caso de importados, foi de 37% para 30%. Essas alíquotas continuam as mesmas.

Em contrapartida para a isenção, os empresários se comprometeram a não demitir trabalhadores e reduzir os preços dos produtos.

 
Fonte: R7
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo