Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Geral
Geral
Por Administrador   
Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2014, 09:12.

 

Apagão de ontem ocorreu por falha na rede de transmissão


O apagão que atingiu parte do território brasileiro na tarde desta terça-feira (04), em especial, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, não tem nenhuma relação com a usina hidrelétrica de Itaipu, maior geradora do sistema.

De acordo com informações divulgadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), em nota enviada à imprensa, o problema ocorreu na ligação entre o sistema da região Norte e as redes das regiões Sudeste / Sul. A falha, que está sob investigação de técnicos e auditores, foi detectada às 14h03.

"Uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa (GO), interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões", informa o ONS.

Segundo o órgão, para evitar uma reação em cadeia que pusesse em risco todo o sistema, foi acionado um mecanismo de alívio de carga, com o desligamento automático de áreas selecionadas.

"Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas. Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis", complementa o ONS.

 
Fonte: ONS
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo