Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Cidade
Cidade
Por Administrador   
Segunda-Feira, 06 de Maio de 2013, 14:09.

 

Prédio Público poderá levar nome de médico pedritense


Proposto pelo vereador Dionil Machado Pereira, do Partido dos Trabalhadores (PT), através do Projeto de Lei nº 16/2013, a Unidade de Saúde Posto Central (Posto de Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Dom Pedrito poderá levar o nome do saudoso médico pedritense Pascoal Marcelo Brandi, assim que seja incluído em pauta de sessão legislativa e referendado pelo plenário da Câmara de Vereadores.

O Posto de Saúde está localizado na rua Coronel Urbano, entre as ruas Duque de Caxias e Trilha de Lemos. Pascoal Marcelo Brandi nasceu em Dom Pedrito, no ano de 1913, onde estudou por um tempo, tendo depois, também por um período, estudado na vizinha cidade de Bagé, durante sua infância e adolescência. Posteriormente cursou a Faculdade de Medicina na cidade de Curitiba, no Paraná.

Casado com Lídia Gonçalves, teve sete filhos: Maria Cecília, Luiz Francisco (Tito), Maria Lídia, Pascoal Antônio (Pacase), Regina, Lúcia e José Luiz. No exercício da profissão atuou como clínico geral e sanitarista pelo período de 60 anos. Ele foi um dos fundadores do Rotary Clube Dom Pedrito, foi sócio fundador da Sesmaria Cultural e do CTG Rodeio da Fronteira. Depois de participar da fundação do Partido Libertador, tornou-se um político de grande expressão. Foi vereador na década de 1940 e prefeito do município na década de 1950.

Também exerceu atividades de produtor rural, conselheiro da Superintendência da Cotrijuí, foi agraciado com a Comenda de Pacificador, pelo Exército, era membro efetivo e um dos fundadores do Sindicato Rural e da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito. "Além de tudo o Dr. Pascoal foi exímio tocador de bandoneon e um grande poeta", complementa o vereador Dionil, autor da proposta da homenagem.

 
  

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo