Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Cidade
Cidade
Por Administrador   
Sexta-Feira, 18 de Julho de 2014, 10:04.

 

Monumento à Paz Farroupilha e Obelisco da Paz são reconhecidos como de interesse cultural do Estado


A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão da última terça-feira (15), o projeto de lei nº 409/2013, do deputado Ernani Polo, que reconhece o “Monumento à Paz Farroupilha” e o “Obelisco da Paz”, como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul, face a importância histórica e cultural que os mesmos tem para o nosso Estado.

O parlamentar tomou a iniciativa com base na importância histórica do município de Dom Pedrito, relacionada a Revolução Farroupilha, que possui duas datas históricas dignas de serem comemoradas. O 20 de setembro de 1835, que marca o seu inicio, em Porto Alegre, e o 28 de fevereiro de 1845, que assinala o seu fim, nos campos de Ponche Verde, em Dom Pedrito. “Comemorar a paz sempre é mais importante do que comemorar a guerra.

Neste sentido, Dom Pedrito foi marcante por abrigar o acordo que selou a pacificação na Revolução Farroupilha. Portanto nada mais relevante do que reconhecer como patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul o Obelisco erguido nos campos de Ponche Verde, na localidade onde aconteceu o importante tratado de paz entre farrapos e imperialistas, bem como o Monumento à Paz, levantado na entrada da cidade de Dom Pedrito – capital da paz farroupilha, obra do artista plástico gaúcho Sérgio Coirolo, representando o aperto de mão entre dois cavalheiros, antes adversários, hoje irmanados” diz Ernani Polo.

Leia o Projeto de Lei (nº 409/2013) na íntegra

 
Fonte: Agência de Notícias ALRS
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo