Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Cidade
Cidade
Por Administrador   
Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 09:49.

 

Dom Pedrito utilizará urna eletrônica para eleição do Conselho Tutelar


A primeira eleição unificada para os conselhos tutelares de todo o Brasil acontecerá no dia 4 de outubro. E para o pleito, que somente no Rio Grande do Sul deve envolver mais 4,2 milhões de eleitores, outra novidade será a utilização de urnas eletrônicas em pelo menos um quinto dos municípios gaúchos. A informação, confirmada esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), além de Dom Pedrito, mais duas cidades na região da Campanha foram contempladas: Lavras do Sul e Pinheiro Machado.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RS ainda trabalha para inserir dados e elaborar os programas necessários à utilização das máquinas. Nas demais localidades, a Justiça Eleitoral emprestará urnas de lona, mediante solicitação, para o voto com cédulas.

A definição das cidades que contarão com o voto eletrônico ficou a critério dos juízes eleitorais, após manifestação de interesse por parte das administrações públicas municipais. Foram levados em conta, para o deferimento dos pedidos, entre outros fatores, os recursos humanos necessários ao suporte técnico, assim como o envolvimento dos cartórios com os processos de recadastramento biométrico.

Nas localidades com votação eletrônica, a Justiça Eleitoral fornecerá o sistema de votação e o arquivo com a relação de eleitores, além do suporte técnico. Os custos dos processos eleitorais, assim como a definição dos locais, a impressão das folhas de votação e a convocação de mesários ficarão a cargo das prefeituras.

 
Fonte: Ilustrativa
Fotos: TRE-RS

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo