Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Cidade
Cidade
Por Adminitrador   
Sábado, 06 de Setembro de 2014, 11:26.

 

DAER divulga projeto para construção de bueiros na Estrada do Ponche Verde


O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) apresentou os detalhes do projeto de implantação de bueiros na ERS-634 e VRS-853. O encontro, realizado, na semana passada, no Clube Riograndense, teve a presença do diretor-geral, Carlos Eduardo Vieira, e de técnicos da autarquia, além do prefeito Lídio Bastos e da vice-prefeita Adriana Torres Lara.

A proposta do Daer é ampliar o sistema de drenagem da estrada, com a construção de galerias ao longo dos trechos próximos ao Rio Santa Maria, e diminuir o efeito das cheias nas comunidades ribeirinhas. O plano prevê a instalação de oito bueiros na ERS-634 (Saída para o Upacaraí e Ponche Verde) e um na VRS-853 (Estrada do Ponche Verde) que dá continuidade ao traçado. Cada um deles terá quatro bocas e medirá 12 metros de extensão por três de profundidade. Segundo o engenheiro Hildo Mourão, autor do projeto, o conjunto de galerias terá capacidade de vazão de 40 mil metros cúbicos de água por minuto. "Com isso, conseguiremos reduzir drasticamente o problema dos alagamentos nos bairros próximos ao rio", enfatiza.

A audiência teve espaço para a comunidade fazer perguntas e opinar sobre o projeto. Diante da preocupação de alguns moradores quanto à ocorrência de inundações nas áreas próximas ao trecho pavimentado, o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, sugeriu realocar um dos bueiros. A proposta é deslocar a primeira galeria, situada no quilômetro inicial da ERS-634, e construir duas menores na VRS-853, dando mais vazão naquele trecho. "Vamos analisar a possibilidade de fazermos essa alteração dentro do plano atual", explica Vieira.

O primeiro bueiro em fase de execução fica próximo ao entroncamento com a VRS-853. O custo total da implantação das galerias é de R$ 3 milhões. Para a realização do serviço, o Daer contratou a empresa POA Construtora Ltda. A conclusão das obras está prevista para daqui um ano.

 
Fonte: Assessoria Municipal de Comunicação e Imprensa
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo