Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Agronegócios e Meio Ambiente
Agronegócios e Meio Ambiente
Por Administrador   
Segunda-Feira, 21 de Dezembro de 2015, 09:43.

 

Tecnologia no campo evita desperdícios de alimentos e aumenta produtividade dos ruminantes


Uma mistura ineficiente e não homogênea de ingredientes - grãos, silagem, subprodutos e a sobra de ração no cocho - podem resultar em significativas perdas econômicas ao produtor. Como a redução da produção de leite, prejuízo na engorda do gado de corte e até causar anorexia em ovinos e caprinos.

O sistema de confinamento é um dos mais utilizados pelos produtores. Com o objetivo de auxiliar estes pecuaristas, diversas empresas buscam novas tecnologias para evitar desperdícios de alimentos e fazer com que o gado seja mais produtivo e rentável. A Casale, com mais de cinco décadas de experiência, desenvolve tecnologias de vagões misturadores para garantir ao animal o consumo da porção adequada de cada ingrediente, com os nutrientes necessários para a dieta de uma forma homogênea. O manejo nutricional é a etapa mais importante, de maior investimento no confinamento de bovinos e a que pode maximizar o desempenho da genética dos animais e prevenir reações adversas causadas pela mistura de má qualidade.

As principais funções destes equipamentos são: minimizar as sobras nos cochos e selecionar os ingredientes mais palatáveis – um dos maiores causadores de acidose ruminal, doença metabólica aguda que causa acidez excessiva do sangue e fluidos corporais. Neste quesito, a inovação tecnológica facilita e profissionaliza o manejo ao pecuarista, que passa a ter maior controle do rebanho e redução da mão de obra, além de evitar desordens metabólicas ocasionadas pela ingestão da quantidade inadequada do alimento.

Na nutrição animal, a forragem tem a função nutritiva na engorda do gado, caprinos e ovinos, e aumenta a produção de leite em períodos de lactação, mas seu excesso pode ser tão prejudicial quanto a sua ausência. Os vagões misturadores mantém o controle e equilíbrio do consumo, garantindo uma alimentação de precisão.

Outro fator importante para o desempenho dos animais é o tamanho das fibras da ração, porque interferem na funcionalidade do rúmen. As longas ajudam na formação do tapete ruminal, que retém pequenos ingredientes no tempo necessário para a fermentação que estimula a remastigação.

 
Fonte: LN Comunicação
Fotos: Ilustrativa

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo