Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Agronegócios e Meio Ambiente
Agronegócios e Meio Ambiente
Por Administrador   
Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2013, 19:08.

 

Reunião da Regional II da Farsul debateu sobre a Proliferação de Javalis


Exigir providências do Estado e da União. Provocar o Ministério Público, se necessário. Presidentes e diretores de sindicatos rurais da região Fronteira Oeste estiveram em Sant’Ana do Livramento para conversar sobre assuntos que geram prejuízos para o setor produtivo. O coordenador da Regional II da Farsul, Tarso Teixeira, coordenou a reunião, à qual compareceram presidentes e diretores de entidades rurais de Caçapava do Sul, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, além de Sant’Ana do Livramento.

Os ruralistas debateram a urgente necessidade de providências por parte do governo gaúcho, do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente diante da alta incidência do javali e seus híbridos dizimando rebanhos ovinos, atacando éguas, potrilhos e até terneiros; alta incidência de abigeato ocorrendo nos municípios fronteiriços, além de outros problemas incidentes sobre a produção, como proliferação constante do capim anonni e da maria-mole, prejudiciais ao circuito pecuário.

As lideranças opinaram e foi tomada uma posição: exercer pressão política sobre o governo, não sem antes apresentar os dados sobre os prejuízos. Uma propriedade local, por exemplo, registrou mais de 2.000 ovinos mortos em dois anos. Há criadores que desistiram da criação.

Foi formalizada uma Carta Protesto da Fronteira Oeste em Livramento, a qual será entregue ao governador Tarso Genro e ao secretário do Meio Ambiente, Neio Lucio Pereira. Ciceroneando os líderes ruralistas, o presidente da Rural santanense, Luiz Claudio Andrade, deixou clara a necessidade de foco e trabalho continuado, a fim de buscar soluções com a maior agilidade possível.

A gravidade dos prejuízos gerados a agricultores pela disseminação do javali nos municípios da Fronteira Oeste e Campanha Central é o principal tema de uma reunião dos presidentes de sindicatos e associações rurais da Regional II da Farsul com o secretário estadual de Meio Ambiente, Neio Pereira. O encontro será em Porto Alegre, na sede da secretaria, na tarde da próxima segunda-feira, 25 de novembro.

Os produtores desejam que o Estado adote medidas de contenção, não descartando a liberação emergencial da caça ou a redução populacional através de ração esterilizante. “O que todos concordam é que algo precisa ser feito, para que esta praga seja debelada”, disse Arthur Lopes Villamil de Castro (Turito), representante do Sindicato Rural de Dom Pedrito na reunião.

 
Fonte: Farsul
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo