Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Agronegócios e Meio Ambiente
Agronegócios e Meio Ambiente
Por Lailson Bundt   
Terça-Feira, 22 de Outubro de 2013, 11:02.

 

Fepagro e Unipampa realizam visita técnica ao Campo de Recria de Dom Pedrito


O diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, e a diretora do Campus Dom Pedrito da Unipampa, Nádia Bucco, realizaram uma visita técnica, na última quinta-feira, dia 17, ao Campo de Recria André Voisin, instalado na Fepagro Campanha Meridional em Dom Pedrito. O professor da Unipampa, Leonardo Paz Deble, especializado em Botânica, também participou da visita técnica para observar as espécies de forrageiras e plantas que estão crescendo no local. O docente se colocou à disposição para a identificação dessas espécies e destacou que a área pode ser utilizada para linhas de pesquisa na área da botânica.

O grupo se reuniu com o médico veterinário Dario Fernando Milanez de Mello, da Cooperativa Terra Livre, que enumerou os principais pontos de melhoria do Campo de Recria. Dario contou que será necessária a construção de um alojamento para os estudantes que vêm estagiar no espaço, além de salas de aula e um galpão para abrigar o maquinário. Durante a reunião, ficou decidido que um grupo de trabalho irá elaborar o projeto educacional para buscar recursos junto ao Ministério da Educação, viabilizando a construção dessas unidades. Quanto à necessidade de recursos humanos para ajudar nas tarefas do Campo de Recria, o presidente da Fepagro informou que dois servidores da Fundação ficarão lotados em Dom Pedrito, para dar o suporte que o projeto precisar.

Foram discutidos alguns pontos do regimento do Conselho Administrativo do Campo de Recria, que está em fase final de elaboração e deverá ser aprovado na próxima reunião do Conselho, formado por representantes das instituições conveniadas ao projeto – Unipampa, IF-RS, UFSC, UFPel e Cooperativa Terra Livre. Também participaram da reunião o diretor técnico da Fepagro, Ivan Krolow, e a coordenadora de Relações Institucionais da Fundação, Andréia Nunes Sá Brito.

O Campo de Recria abriga, hoje, 500 terneiras e aguarda mais 200 animais até o final de outubro. Serão abertas mais 300 vagas até o fim do ano, sendo 100 delas reservadas a produtores rurais de Dom Pedrito encaminhados pela prefeitura do município. As primeiras inseminações no Campo de Recria deverão ser realizadas no início de dezembro.

Sobre o projeto


No Campo de Recria, os estudantes das instituições de ensino conveniadas, por meio de estágio curricular, realizam todo o manejo de terneiras em fase de recria oriundas de agricultores familiares integrantes das cooperativas, até que elas estejam em idade própria para a inseminação. Os 315 hectares destinados ao projeto foram divididos em 304 potreiros, onde as terneiras serão submetidas aos manejos sanitários e nutricionais durante dois anos. Ao final deste tempo, serão inseminadas, através do projeto Dissemina, coordenado pela própria Fepagro, para serem entregues a seus proprietários no período que antecede em dois ou três meses a parição. O objetivo é recriar terneiras das raças leiteiras, pertencentes a pequenos produtores e aos assentados da Reforma Agrária, contribuindo para a qualificação das atividades produtivas.

 
Fonte: SEAPA
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo