Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Agronegócios e Meio Ambiente
Agronegócios e Meio Ambiente
Por Administrador   
Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 08:50.

 

Encontro regional da Fetag foi um sucesso


O 3º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais reuniu mais de 200 lideranças das mulheres trabalhadoras rurais dos municípios das Regiões da Campanha e Fronteira Oeste no último sábado, 22, na Sanga Preta, na residência de Marilu Carvalho, em Dom Pedrito. O encontro teve por objetivo reunir as trabalhadoras rurais para refletir a luta e os avanços obtidos pelas mulheres do campo no âmbito sindical e social.

O evento contou com as seguintes palestras: Assalariadas Rurais e os seus Direitos com Eldy Vieira da Luz, presidente do STR de Santana do Livramento; a coordenadora Estadual das Mulheres da Fetag, Inque Schneider, falou sobre Autoestima e Agroecologia; Políticas Públicas para as Mulheres e Enfrentamento da Violência foi o tema tratado por Lélia Quadros, diretora da Coordenadoria da Mulher de Bagé e, ainda, a psicóloga Flávia Estevo enfocou sobre  Depressão: a Doença do Século. Logo após as mulheres se reuniram em grupos e tiraram ações para serem realizadas em seus municípios, culminando este trabalho em uma Carta a ser entregue para as autoridades municipais e regionais.

Ônibus Rosa


A propriedade recebeu o Ônibus Lilás, da Secretaria de Políticas para Mulheres, que realizou atendimentos e deu orientações às mulheres vítimas de violência. Também foram entregues folders informativos.

Quem deseja denunciar casos de violência contra a mulher pode ligar para o número 180 da Central de Atendimento à Mulher, que atende 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer região do país.

Para o grupo de mulheres de Candiota, “o encontro estava ótimo e os assuntos tratados, muito bons”. Das oito produtoras, sete participam pela primeira vez de um evento em outro município. “Estava maravilhoso, agradecemos à disponibilidade da Emater, que nos trouxe e por dar muito apoio para a mulher rural”, disse Maria Odete Machado Molina.

Para Marilu, uma das organizadoras da atividade, os objetivos foram alcançados. “Estou muito feliz, pois queria que as mulheres entendessem que não precisam ir à cidade para receber informações, que elas podem ser valorizadas onde moram”.

O evento contou com a colaboração dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Quaraí e Santa Margarida do Sul, que organizaram a participação das produtoras assistidas pela Instituição.

 
Fonte: Fetag/RS
 

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo