Home  //  Informações  //  Última Notícias  //  Agronegócios e Meio Ambiente
Agronegócios e Meio Ambiente
Por Administrador   
Sexta-Feira, 06 de Maio de 2016, 17:56.

 

Embrapa de Bagé apresenta o resultado da da Prova de Avaliação a Campo das raças Hereford e Braford é divulgado


Os touros vencedores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) das raças Hereford e Braford foram divulgados nesta quarta-feira (4), em um Dia de Campo realizado na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). Na raça Hereford, a primeira colocação ficou com o touro da Wolf Genética, de Dom Pedrito (RS), na segunda colocação ficou um reprodutor da Estância Guatambu, também de Dom Pedrito e em terceiro, da Estância do Bolso, de São Gabriel (RS). Já entre os animais na raça Braford, o campeão da PAC foi o touro da Fazenda Santa Teresa, de Arambaré (RS), em segundo da Estância Guatambu e em terceiro da Agropecuária Sereno, de São Sepé (RS). Neste ano participaram da PAC 15 touros da raça Hereford e 14 Braford, oriundos de 14 criatórios do Rio Grande do Sul. A PAC é desenvolvida em parceria entre a Embrapa e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

De acordo com o coordenador da PAC, Roberto Collares, o ganho médio diário de peso dos animais que participaram desta edição da PAC para a raça Braford foi de 1,086 Kg/dia, enquanto que os da raça Hereford o ganho foi de 1,027 Kg/dia. "Foi um desempenho muito bom, especialmente pelo fato de que os animais permanecem durante todo o período no campo, sujeitos a mudanças de temperatura e também de oferta de pastagem", ressaltou Collares. Ainda segundo Collares, esse resultado mostra mesmo que os animais testados na PAC possuem mesmo uma genética superior e com futuro promissor como reprodutores. O produtor Geraldo Pereira de Souza, da Estância do Bolso salientou que participa da PAC há vários anos e que a genética se manifesta nas progênies dos animais. "São touros que vão ter filho que vão se destacar também, difundindo um genética superior".

O objetivo da PAC de reprodutores de Hereford e Braford é comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética, para produção de carne em sistema de pastejo. Os animais permanecem nos campos experimentais por cerca de oito meses e convivendo em um mesmo ambiente e com mesma oferta de alimentos, tornando possível avaliar quais são superiores a partir de parâmetros pré-estabelecidos. Durante a prova são avaliados diferentes quesitos, definidos em conjunto entre a ABHB e a Embrapa Pecuária Sul, como ganho de peso diário, o ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros.

No Dia de campo foram realizadas duas palestras técnicas: uma com a pesquisadora Bruna Sollero abordando o tema "PoloGen - Polo de Excelência em Genética Taurina", e o pesquisador Marcos Yokoo que proferiu a palestra "Fundamentos e importância da Prova de Avaliação a Campo como ferramenta no Melhoramento Genético em Bovinos de Corte". Após a divulgação dos resultados e das palestras, foi feita uma apresentação dos animais que se destacaram na PAC, com comentários do pesquisador Joal Brazzale Leal.

 
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
Fotos: Manuela Bergamim

Todas as Notícias

Cidade

Tradicionalismo

Geral

Agronegócios e Meio Ambiente

Notícias do Executivo

Notícias do Legislativo

Polícia

Saúde e Lazer

Previsão Climática

Voltar ao topo