Home  //  Dom Pedrito  //  Pontos Turísticos

Pontos Turísticos de Dom Pedrito!

Museu Paulo Firpo


Fundado em abril de 1968, está localizado à rua Júlio de Castilhos aonde reúne um acervo histórico e cultural de Dom Pedrito e da Região.

A história do Museu Paulo Firpo iniciou com uma exposição retrospectiva da História de Dom Pedrito, organizada pela biblioteca infantil Salzano Vieira da Cunha, quando se aproximava o Centenário de Elevação de Dom Pedrito à categoria de Vila.

Em 1968, liderada por Paulo Firpo, com apoio de um grupo de pedritenses, era fundado o Museu denominado ,então , Ponche Verde. Passadas as primeiras tratativas, com apoio do Poder Público e comunidade, era inaugurdo e aberto ao público, em sala alugada na Casa Paroquial - 26 de abril de 1971 - com significativo acervo doado por famílias pedritenses e em especial, por Paulo Firpo. Transladado para sala da Prefeitura, foi então denominado Museu Paulo Firpo e recebeu o acervo do extinto Museu Petrográfico Assis Brasil, coleção de rochas e minerais de Sebastião (Pimbim) Freire. A antiga sede do Partido Libertador - construção de 1902 - foi oferecida à Prefeitura, pela agremiação política, para onde o Museu se transferiu em 1987, após adaptações.

Voltar ao topo